terça-feira, 1 de março de 2011

Sanatório das Penhas da Saúde









O Sanatório dos Ferroviários foi concebido pelo arquitecto Cottinelli Telmo para a CP, onde seriam internados doentes que necessitassem de tratamentos de altitude. Conttineli também se celebrizou como realizador de cinema, e foi responsável por obras emblemáticas como a cidade universitária de Coimbra e o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa.
Alguns anos depois, já propriedade do Ministério da Saúde, foi utilizado como clínica para o tratamento da tuberculose, tendo acolhido doentes vindos de todos os cantos do País até meados dos anos 60. Depois de 25 de Abril de 1974 serviu de residência a cerca de 700 retornados (pessoas regressadas das antigas colónias portuguesas).
No final dos anos 80, quando já se encontrava praticamente abandonado e seriamente degradado passou para as "mãos" da Turistrela.
No ano de 1998 o Sanatório chegou a ser vendido à ENATUR (empresa das Pousadas de Portugal) pelo preço simbólico de 1 escudo. Em contrapartida a ENATUR comprometia-se a instalar ali uma Pousada de Portugal, cujo projecto chegou a ser elaborado pelo arquitecto Souto Moura o qual previa um investimento na ordem dos 10 milhões de euros. Entretanto a ENATUR foi entregue ao Grupo Pestana, e o projecto foi abandonado, tendo em 2004 cessado o contracto. Assim a titularidade do sanatório regressou às mãos da Turistrela.
Actualmente está a ser negociada a fórmula final do edifício, que terá como base o projecto inicial de Souto Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário